Central do Brasil

Distância do Hotel: 950 metros

A Central do Brasil compreende a região do entorno da estação de trens da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A Central do Brasil localiza-se no limite do Centro com o bairro da Gamboa, junto à Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade do Rio de Janeiro. No Século XIX a Central do Brasil era a estação inicial da Estrada de Ferro Dom Pedro II, sistema que se estendia até os estados de Minas Gerais e São Paulo. Ao longo do Século XX o transporte ferroviário de longa distância perdeu importância. Foram instalados no entormo diversos outros terminais voltados ao transporte urbano de passageiros.
A Central do Brasil compreende atualmente:
  • a Estação Central da SuperVia, sendo a estação para a qual convergem as composições das diversas linhas de trens sub-urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 
  • a Estação Central do Metrô do Rio de Janeiro, onde operam composições das linhas 1 e 2;
  • o Terminal Intermunicipal Américo Fontenelle, um dos principais terminais de ônibus urbanos, que operam linhas intermunicipais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 20% das linhas que provenientes da Baixada, que paravam nesse terminal, temporariamente migraram para o INTO, na Zona Portuária[1] . que nos próximos anos devam mudar com a entrada do BRT TransBrasil. 
  •  um terminal de ônibus urbanos municipais. 
 A Central do Brasil serviu de cenário para o filme homônimo, gravado em 1998.




Nenhum comentário:

Postar um comentário